Nossa História

A Mineração Correa é uma empresa situada em Campos do Jordão, na divisa com Minas Gerais, que nasceu na década de 60 com o objetivo de incentivar o desenvolvimento local e revitalizar o ecossistema da região.

Em dezembro de 2006, a empresária paulista Lia Maria Aguiar – fundadora e atual presidente da Fundação Lia Maria Aguiar – adquiriu os 675 hectares pertencentes à Mineração Correa, seus direitos minerários e potenciais hidráulicos.

Anos mais tarde, um estudo rigoroso foi realizado, o que permitiu reestruturar o processo da lavra sustentável do minério e o planejamento de recuperação ambiental da maneira mais adequada. Assim, foi possível dar continuidade ao trabalho da mineradora priorizando o respeito aos critérios ambientais e sociais que garantissem a sustentabilidade de todo o processo.

Depois de recuperar a área de extração da antiga lavra e o equilíbrio do ecossistema local, a Mineração Correa obteve nova licença para a atividade minerária, retomando as atividades em 2009. Desde então, a Mineração segue normas criteriosas de trabalho e produção, que ocorrem de maneira limpa, inclusive com geração própria de energia elétrica, reduzindo a quantidade de resíduos, reciclando e preservando a vida animal e vegetal da região.

Cuidando do presente e do futuro

Mais do que cuidar da natureza, a Mineração Correa sempre trabalhou pelo desenvolvimento social dos funcionários e seus familiares, além das comunidades próximas. Por isso, desde o início o projeto também incluiu um Ambulatório Médico-Odontológico, cujo objetivo era fornecer assistência à saúde de seus funcionários e da população do entorno da mineradora, com atendimento a cerca de 300 pessoas, com especialidades de pediatria, ginecologia, odontologia, fisioterapia e psicologia, que atende as comunidades do bairro Marmelos e de parte de Piranguçu, cidade mineira que faz divisa com Campos do Jordão.

Desde então, todos os trabalhadores recebem treinamentos regulares, auxílio médico, roupas e equipamentos especiais e alimentação balanceada. Atualmente, a Mineração Correa é um modelo de sustentabilidade, com uma nova lavra que segue rígidos padrões de qualidade, com repasse ambiental, sendo referência no meio mineral no estado de São Paulo.

ESG - Práticas & Desenvolvimento

Frente ao desafio de desenvolver novos projetos, está sempre a preocupação com as pessoas e os programas ambientais, que na Mineração Correa incluem Programas de Áreas Verdes, de Monitoramento de Qualidade do Ar, de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, de Controle Erosivo e Assoreamento de Corpos Hídricos, de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais e Subterrâneas, de Educação Ambiental e de Monitoramento de Geração de Ruídos.

Unindo esse trabalho à responsabilidade socioambiental, a Mineração Correa se estrutura com o objetivo de ser reconhecida no setor mineral, levando em conta o minério exclusivo encontrado na região e sua atuação sustentável, que minimiza os impactos causados na extração. A mineradora busca em todos os aspectos, fomentar a sociedade ao redor da área explorada e atuar como unidade de apoio à Fundação Lia Maria Aguiar, que hoje é uma instituição fundamental para a cidade de Campos do Jordão.

plugins premium WordPress